Algum tempo sem postar

Nos últimos dias estava com uma preguica enorme de postar sobre a escola algo que muita gente veio perguntar sobre. Na verdade, a preguica ainda é grande, mas o tédio de domingo venceu a fadiga.


Então, a escola.
Quinta-feira acordei seis da manhã, sendo que tinha ido dormir quase meia noite. Pra quê? Passei o dia a base de café, se não teria dormido, o que não seria muito conveniente no primeiro dia de aula numa escola diferente e estrangeira.
As aulas aqui comecam às 7h45 e acabam geralmente às 15h, o que no total dá umas oito horas de aula fora os intervalos. Cada aula dura uma hora e esse ano eles resolveram montar uma grade horária cheia de horários duplos, o que acaba com qualquer um.
Aqui o esquema funciona assim: existe a grade horária da escola onde pode-se encontrar os horários de todos os professores, em que turma estão e qual a matéria que lecionam. Cada aluno tem o sua própria selecão de matérias de acordo com o que eles querem da vida. Existem três tipos diferentes de "escolha": um que abrange línguas; outro história, geografia e biologia; e por último o com matérias de exatas, matemática, física e química. Isso funciona para os três últimos anos - o ensino médio, né - e nas séries anteriores as matérias são todas obrigatórias e cada classe tem um horário definido, como no Brasil mesmo.
Então os alunos tem que ficar andando de um lado pro outro atrás das salas onde vão ser as aulas.

Eis um exemplo de horário de línguas:

(é só clicar pra ampliar a imagem)

Esse é o horário da Muriel e, como eu estou seguindo ela pra todo canto, consequentemente o meu também. E reparem como ela é sortuda e só tem que acordar cedo uma vez na semana. Porém, amanhã eu devo organizar um horário próprio com outras matérias e pá. Não sei explicar o que é o Seminarfach...
Tem uns intervalos meio estranhos e é comum os professores faltarem e como é permitido pros alunos do ensino médio sair da escola durante os horário de aula, dá pra ir prao centro da cidade (que é bem perto, cidade pequena né) e tomar um cafézinho bacana ou um sorvetinho.
Aconteceu nos dois dias de aula que já tiveram e, como durante as aulas eu não faco muita coisa interessante, achei ótimo.

Pois é. Não faco nada durante as aulas que não são as de inglês e a de espanhol, tenho que ficar sentada bonitinha ouvindo o professor falar alemão durante duas horas. E eu ainda não entendo muita coisa, pricipalmente quando estão falando formalmente que é este o caso. Então fica bem desgastante depois dos três primeiros horários. Eu consegui entender o contexto da aula de história e copiar a matéria da aula de alemão (literatura) foi bem construtivo, mas aula de literatura alemã em alemão nenhum aprendiz da língua merece ter.
Descobri que sei falar espanhol! hahaha Confudo um bocado com português, mas falo muito mais do que muitos alemães que fizeram aula comigo.
Essa sexta-feira foi completamente confusal linguistacamente falando, compo vocês podem imaginar. Tive aula de inglês, francês e espanhol, durante os intervalos só ouvia alemão e pensava e falava com a Muriel em português. Ok, que eu não entendo bulhufas de francês, mas eu me esforcei tentando.

É engracado, eu achava que a escola aqui seria algo completamente de outro mundo, mas ,apesar de que a organizacão das aulas e o método de ensino serem diferentes, é só uma escola cheia de adolescentes. E como a Monika disse, não importa em que lugar do mundo você vá, pessoas são só pessoas, com os mesmo problemas bestas e vidas normais. Podem ter culturas e tradicoes diferentes, mas continuam sendo só pessoas. Achei isso muito legal porque é, realmente, a mais pura verdade.

Quinta-feira à noite, a Paula - ex-intercambista da família Grammel - chegou! Ela morou aqui dois anos atrás, acho, e está estudando em uma cidade há umas quatro horas daqui de trem. É bem legal poder conversar e comentar sobre as coisas daqui com alguém que já passou por isso, fora que eu gostei muito dela, ela é bem legal. Vai ficar aqui até terca.

Então, nesse fim de semana a Monika (mãe), o Thomas (pai), o Johannes (filho) e a Maria (avó) viajaram pra uma cidade não muito longe daqui assistir uma peca de teatro que dura em torno de sete horas. Eles saíram ontem de manhã e voltam segunda, então aqui estamos eu, a Zita (filha), a Paula (ex-intercambista), o Tobia (filho) e Lukas (filho), mas o Toby dormiu na casa da namorada ontem e o Lukas só chegou aqui hoje. Ah, e uma amiga da Zita tá aqui também.
A peca de teatro é sobre o nascimento de Jesus e comecou a ser apresentada quando houve uma peste, daí os cidadaos prometeram representar o nascimento de Jesus todo ano pra que Deus os livrasse da peste. Hoje em dia acontece de dez em dez anos e os Grammel foram na vez anterior e dessa vez conseguiram quatro ingressos pra ir.

Ontem eu e Paula fomos para uma festa que estava acontecendo aqui em Osterode na piscina, que é um tipo de clube, com a maioria das piscinas em ambiente fechado. Estava bem quentinho o traje da festa era, em geral, short e biquíni/bermuda com chinelos ou sandálias. Foi beem legal, algumas piscinas tinham um formato interessante e o ambiente era bem grande. Aqui é assim, quando tem uma festa todo mundo só vai pra essa festa, então geralmente não rolam outras ao mesmo tempo.
Foi realmente bem bacana, gostei muito, deu de dez a zero em muitas festas que já fui em Brasília mesmo.



E hoje é o dia da moleza, todo mundo ficou na cama até tarde, mesmo depois de acordado. Hoje só abriu um solzinho agora [são seis e meia da tarde], mas já tá esfriando de novo.
Peguei o violão daqui emprestado e tou tocando um pouco agora de tarde. Talvez faca aulas enquanto estou aqui, vejam só que peculiar! Aula de violão em alemão. Quero só ver...

Ok, escrevi bastante, apesar de ter ficado vários dias sem postar, mas já deu né.
Com certeza vou lembrar de alguma coisa que eu queria ter falado depois, mas acontece toda vez, fazer o quê? [perceberam que eu achei o acento circuflexo? haha]


PS: Andei de pônei ontem! :D

4 comentários:

_Yuu disse...

Já tinha visto uma matéria que falava sobre essa peça. É realmente incrivel, pricipalmente a dedicação com que eles fazem, desde .. muito tempo xD

Francis Espíndola disse...

"Essa sexta-feira foi completamente confusal linguistacamente falando, compo vocês podem imaginar." estou vendo. :B ahsghahgahahah
nossa, que peça bizarra. e que festa legal.
besinhos saudosos, amor.

Marina disse...

Pessoas são só pessoas. Isso que a Monika te disse surgiu pra mim com um significado mais profundo do que você pode imaginar. Pensarei mais nisso.
E você não explicou afinal se essa Paula é brasileira. Ela é?
E a Muriel sabe falar português mesmo tendo passado só um ano aqui? Nossa, que inusitado! Mas muito legal, também.
Bêjo!

Marina disse...

Ahh sim! E quem é que liga pro Schumacher? Voto em você voltar com as cervejas. (;

Postar um comentário